Açúcar ... Quanto de açúcar você consome por dia ??!!

16/04/2014

Quanto de açúcar você consome por dia ?

 

Não é fácil responder a essa pergunta, porque a maior parte desse consumo é invisível em refrigerantes, bolos, biscoitos, docinhos inocentes, sorvetes deliciosos, cafezinhos irresistíveis e por ai vai ..

Dando um palpite, esse número deve ser 150 gramas/dia, mais ou menos 1 kg/semana, quase 5 kg por mês .... sem falar do açúcar natural das frutas.

Assustador não !? Isso pensando que no açúcar só tem calorias, ou melhor, o excesso se transforma em gordura. Mais o que ?? O açúcar também provoca cáries, acidez, mau hálito, aumento espinhas, eleva taxa de colesterol no sangue, consome vitamina B1, B2, B3 e colina, influi no comportamento e emoções.

 

Conheça os nomes que o açúcar e adoçantes têm e preste atenção nos rótulos.

 

SACAROSE ou açúcar comum refinado: Extraído da cana-de-açúcar e da beterraba é extremamente calórico e vazio de qualquer nutriente.

 

AÇÚCAR DO COCO: Extraído das flores da Palma do coco, é considerado o açúcar mais saudável que existe no mercado hoje pois não é processado e 100% natural, além das propriedades nutritivas tem baixo índice glicêmico.

 

AÇÚCAR DEMERARA: Açúcar granulado de coloração amarelada que passa por um refinamento leve e não recebe aditivos químicos. Como os grãos são grandes e de difícil dissolução, para usar em receitas deve ser triturado  no liquidificador.  Seu valor nutricional é semelhante ao mascavo

 

AÇÚCAR INVERTIDO: Adoçante feito da mistura de glicose e frutose em partes iguais ais doce que a sacarose, usado na confecção de balas e doces.

 

AÇÚCAR MASCAVO: Açúcar bruto, obtido da cristalização do melado, semelhante a rapadura, como não sofreu o processo de refinação ainda conserva as vitaminas e sais minerais da cana-de-açúcar. A variação de cor ( do dourado ao marrom-escuro), ocorre devido à variedade da cana-de-açúcar e da estação do ano em que se realiza a colheita.

 

DEXTROSE: Nome comercial que se dá a glicose pura. Não contém nutrientes, só calorias. Favorece cáries dentárias e obesidade.

 

FRUTOSE: Um dos vários tipos de açúcar das frutas e também pode ser encontrada em algumas leguminosas e vegetais. Aumenta o nível de açúcar no sangue menos que a glicose e a sacarose. Menos engordativo que os outros açúcares naturais, tem a vantagem de não precisar da insulina para entrar nas células do organismo. 

 

GLICOSE: Principal produto da digestão dos carboidratos, que interagem com as enzimas da saliva e do suco gástrico, combinam-se com água e se decompõem para formar pequenas moléculas de glicose, estas atravessam as paredes dos intestinos e entram na corrente sanguínea e de lá são transportadas para todas as células do corpo.

 

LACTOSE: É o açúcar do leite, seis vezes menos doce que a sacarose. Para ser digerida, a lactose precisa da enzima lactase. Quando há deficiência de lactase, a lactose passa integralmente para o intestino grosso, onde fermenta, provocando cólica, diarréia, gases e outros problemas intestinais.

 

MANITOL: Açúcar natural semelhante à glicose, menos doce que a sacarose, 50% menos calórico, pouco absorvido pelo organismo, até aqui inocente.

 

MELADO: Xarope obtido do caldo de cana, Contém expressiva quantidade de ferro, cálcio e outros nutrientes.

 

MEL: Mais doce e mais aderente aos dentes que a sacarose, nutricionalmente tem alguns elementos importantes, mas em quantidades insignificantes. Aumenta o nível de açúcar do sangue mais que a sacarose e é mais calórico.

 

ADOÇANTES

ASPARTAME: Aspartame artificial feito de dois aminoácidos que esta associado, sendo algumas pesquisa, a algumas doenças e meu conselho é ficar longe. 

 

SACARINA: Adoçante artificial 350 vezes mais doce que o açúcar, em 1977 já tinha reputação de cancerígeno mas foi liberado apesar de ainda ser visto com muita desconfiança.

 

STÉVIA: Folhinha 300 vezes mais doce que o açúcar, pode ser usada. Em pó, cuidado, costuma estar misturada com sacarina. 

 

Resumindo, adoçante fuja deles, se tiver que usar, faça a opção do Stévia. E açúcar, consuma sempre com moderação, minha sugestão é o açúcar do coco, mascavo ou demerara.

 

 

 

Please reload

© 2014 - The Planning Menu - Todos os direitos reservados